Páginas

Como fazer a limpeza adequada dos cabelos


Com tantas opções no mercado de xampus e condicionadores, é difícil escolher um produto que contenha proteínas e potentes ativos que hidratam, dão brilho e maciez aos cabelos. Veja as dicas de um especialista e as novidades do mercado.
Cada cabelo tem uma característica que necessita de cuidados específicos. Os xampus, além de lavar e perfumar,
são essenciais na manutenção de proteínas que fazem os fios crescerem naturalmente. É importante, portanto, saber qual o seu tipo de cabelo e os principais componentes do produto que será utilizado. Diante de muitas variedades, entretanto, como fazer a escolha correta?

Originalmente, sabonete e xampu eram produtos muito similares. Contudo, no decorrer do século XX, o mercado tem recebido vultosa quantidade de xampus e condicionadores, com diversas formulações, gerando dúvida e confusão na cabeça do consumidor. Para o especialista em desenvolvimento de produtos capilares da Biotec Dermocosméticos, Everton de Freitas, as pessoas devem ir à perfumaria com a certeza das características do cabelo que têm, para não se confundir com tantas propagandas, pois a aquisição de um produto errado traz resultados adversos, ou seja, pode danificar os cabelos. “Se uma pessoa que tem cabelo seco usar um xampu para cabelo oleoso, por exemplo, o resultado pode ser o ressecamento”, explica o especialista.
Há, porém, outros fatores que também podem causar a danificação do couro cabeludo, afirma o especialista. Os cabelos possuem uma estrutura com dois tipos de cargas: negativa e positiva. O xampu possui somente carga negativa (aniônica), que tem como principal função a limpeza. Já o condicionador possui carga positiva (catiônica) que, além de fechar a cutícula dos fios, desembaraça os cabelos e repõe a camada lipídica, removida pelo xampu, neutralizando as cargas dos cabelos. Caso contrário, se uma carga for maior que a outra, os cabelos também poderão ressecar. “Por isso, além de todo processo de limpeza e hidratação que o xampu e condicionador fazem, é importante utilizar os dois produtos para equilibrar as cargas. Sempre primeiro o xampu e depois o condicionador, nunca os dois juntos”, comenta Freitas.
Estudos científicos comprovam que as proteínas são importantes na composição de qualquer produto capilar e para qualquer tipo de cabelo, pois formam um filme que evita a perda de água, evitando a desidratação. Estas proteínas podem ser extraídas de fontes vegetais como trigo, arroz, seda, soja e outros cereais, e estão disponíveis no mercado cosmético na forma de um complexo chamado BIOEX CEREAIS®. “Os complexos biológicos presentes na composição de diversos produtos como xampus, condicionadores, máscaras de tratamento e finalizadores conferem força e resistência, resgatam a flexibilidade dos fios e repõem nutrientes vitais para o equilíbrio de um cabelo saudável”, diz o especialista.
Veja abaixo, alguns ativos e bioativos superpoderosos para xampus, condicionadores, entre outros produtos capilares, que podem ser usados em qualquer tipo de cabelo e devem estar inclusos na fórmula dos produtos:
Lipex Shea Betaine: Melhora a penteabilidade, dá brilho e textura aos cabelos; Reduz o “frizz”; Restaura a flexibilidade natural dos fios, deixando os cabelos macios e hidratados. Uso: Para xampus: Akogel: 100% vegetal sem uso de derivados de petróleo. Dá brilho e a maciez aos cabelos fragilizados e extremamente ressecados. | Uso: Formulações de emulsões, loções, condicionadores e máscaras capilares. | Lipex SheaW: Excelente agente emoliente que atua como doador de viscosidade. Além disso, promove sedosidade. | Uso: Cremes, emulsões, máscaras e condicionadores capilares. | Silkion AAS: Produto de origem natural é constituído por uma estrutura polimérica protéica, rica em aminoácidos responsáveis pelo brilho extraordinário da seda. | Manteigas em geral: (manga, karité, cacau e oliva): Alternativa ao uso de vaselina com ação emoliente e hidratante. Possui sinergismo com Lipex Shea, que minimiza a aparência cerosa do creme e confere ação sensorial e emoliência. Excelente hidratante e agente condicionante. |Uso: Cremes, emulsões, máscaras, condicionadores capilares, Xampus e sabonetes. | Tocoferóis: Presentes em altíssima concentração no óleo de canola fracionado e enriquecido, conhecido como AKOREX L®, é uma opção vegetal para a proteção antioxidante dos pigmentos naturais dos cabelos, atuando contra a aparência opaca e desvitalizada do cabelo e mantendo a coloração natural e artificial dos fios. | Amisol® TRIO (produto 100%biodegradável e natural): Confere uma série de benefícios funcionais: Reduz os danos na fibra capilar; Restaura a elasticidade natural dos fios; Possui propriedade dermo-calmante para o couro cabeludo; Possui a ação repositor de lipo-nutrientes; anti-frizz. | Uso: Cremes, emulsões, máscaras e condicionadores capilares.
“Para uma melhor restauração da fibra capilar, há no mercado o ativo Bio Restore, um complexo exclusivo a base de carbo-cisteína que, além de restaurar, tem como função prevenir futuros danos causados por processos químicos. Por se tratar de um concentrado reparador rico em aminoácidos + carbo-cisteína, o Bio Restore possui uma bioafinidade com os fios reforçando sua estrutura interna, conferindo benefícios globais com ação comprovada”, finaliza Freitas.
Identifique o seu tipo de cabelo:
Cabelo Normal: O cabelo tem vida e força. As pontas não são quebradiças e o cabelo tem um brilho saudável.
Cabelo Seco: O cabelo tem vida e é forte, porém é difícil de controlar. As pontas são quebradiças e têm ainda uma cor opaca. Este é o tipo de cabelo mais comum e seu ressecamento pode estender-se ao couro cabeludo, causando caspa.
Cabelo Misto: São secos e oleosos, ao mesmo tempo. Pode parecer um pouco ilógico, mas se você tiver o couro cabeludo oleoso e as pontas secas, este é o seu tipo.
Cabelo Oleoso: O cabelo pode ser forte ou fraco. Tem uma aparência pegajosa e gordurosa. Esta condição normalmente se estende até o couro cabeludo causando excesso de coceira e caspa, esta última contribuindo para imperfeições na face.
Biotec Dermocosméticos – A Biotec Dermocosméticos é uma empresa especializada em divulgar ao mercado de farmácias magistrais, área dermatológica e medicina estética, ativos e conceitos nutricosméticos e dermocosméticos inovadores, prestando um serviço diferenciado. [www.biotecdermo.com.br]

Fonte: revistafatorbrasil.com.br

   



Nenhum comentário:

Postar um comentário